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Dicas de Saúde
18 dez

2013

Sete passos para um coração saudável.

Publicado no periódico Circulation os sete passos da American Heart Association para manter a saúde cardiovascular, o “Life’s Simple 7”, que categoriza a saúde cardiovascular da população em pobre, intermediária ou ideal em cada uma das sete áreas.

A publicação diz que a saúde cardiovascular ideal é definida em um adulto por cada uma das medidas abaixo:

1. Nunca ter fumado ou ter deixado de fumar há mais de um ano.

2. Índice de Massa Corporal1 (IMC) abaixo de 25 kg/m² (o IMC é calculado dividindo o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros).

3. Ser fisicamente ativo. As novas recomendações são para a prática de 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para uma saúde ideal.

4. Pressão arterial abaixo de 120 x 80mmHg.

5. Glicemia de jejum2 abaixo de 100mg/dl.

6. Colesterol3 total abaixo de 200mg/dl.

7. Dieta saudável. Quatro ou cinco componentes chave da dieta. Para uma dieta de 2000 calorias ao dia, por exemplo, incluir:

  • Pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia.
  • Pelo menos duas porções de 100 gramas de peixe por semana, preferencialmente peixes como salmão, arenque, cavala, sardinha e truta.
  • Pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia.
  • Limitar a ingestão de sódio a 1500mg por dia.
  • Não beber mais do que um litro por semana de bebidas com adição de açúcar.

Estas medidas serão monitoradas para determinar a prevalência5 de mudanças no status da saúde cardiovascular de toda a população e verificar o cumprimento do objetivo final.

A American Heart Association espera que estes sete fatores possam melhorar a saúde cardiovascular dos americanos em 20% até o ano de 2020 e também reduzir as mortes por doenças cardiovasculares6 e acidentes vasculares cerebrais em 20%.

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